Documento sem título
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Documento sem título
Palavra do Presidente
Histórico
Certidão Sindical
Categorias
CNAE's
Missão
Base Territorial
Data Base
Editais
 
Serviços
Homologação
Documentos para Homologação
Endereços para homologar
Central de Atendimento
 
Cadastre-se (Empregado)
Balcão de Empregos
Ben + Familiar
Brasil Med Saúde Prev
Benefícios
Convênio Odontológico
Corretora de Seguros
Sorteios
Dia das Crianças
Material Escolar
Galeria de Fotos
Notícias
Informativos
 
Cadastre-se
Comunicados
Contribuições
Convenções e Acordos
PLR
 
Sedes
Fale Conosco
Disque Denúncia
 
 
 
NOTÍCIAS
 
Notícia - Produção industrial recua 0,7% em fevereiro, com perda em 20 dos 25 setores 02/04/2026
Produção industrial recua 0,7% em fevereiro, com perda em 20 dos 25 setores

A produção industrial no Brasil caiu 0,7% em fevereiro, na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo informações divulgadas hoje pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O que aconteceu

Indústria brasileira encolhe 0,7% em fevereiro. O recuo revelado pela PIM (Pesquisa Industrial Mensal) em relação ao mesmo mês de 2025 foi guiado pelos resultados negativos de três das quatro grandes categorias econômicas, 20 dos 25 ramos, 60 dos 80 grupos e 62,1% dos 789 produtos pesquisados.

"O resultado deste mês foi influenciado não só pelo efeito-calendário, já que fevereiro de 2026 teve dois dias úteis a menos que igual mês do ano anterior, mas também por uma base de comparação mais elevada, visto que o setor industrial cresceu 1,2% em fevereiro de 2025." André Macedo, gerente da PIM.

Setores de vestuário (-15,1%) e de máquinas e equipamentos (-11%) lideram perdas. Também apresentaram variações negativas expressivas ante fevereiro de 2025 os segmentos de couro, artigos de viagem e calçados (-9,9%), outros equipamentos de transporte (-9,6%), veículos automotores, reboques e carrocerias (-7,3%), e produtos químicos (-6,4%).

Na contramão do desempenho majoritário, o ramo de produtos farmoquímicos e farmacêuticos saltou 20,6. Também apresentaram expansão as atividades de indústrias extrativas (10,2%), bebidas (6,2%), manutenção, reparação de instalação de máquinas e equipamentos (4,7%) e coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (4%).

Análise mensal

Na comparação com janeiro, a produção avançou 0,9%. A alta corresponde ao segundo crescimento consecutivo do setor, com expansão acumulada de 3% no primeiro bimestre. Em janeiro, o desempenho positivo reverteu três meses consecutivos de queda na produção: dezembro (-0,1%), novembro (-1,4%) e outubro de 2025 (-0,4%).

"Enquanto janeiro foi caracterizado pela retomada da produção, após um dezembro marcado pela maior frequência de férias coletivas e paralisações técnicas, fevereiro se destaca pelo avanço da produção, possivelmente associado a um processo de recomposição de estoques em diferentes setores industriais." André Macedo, gerente da PIM.

Em fevereiro, houve predomínio de taxas positivas ante janeiro. O crescimento da produção industrial foi registrado nas quatro grandes categorias econômicas e em 16 das 25 atividades pesquisadas. Entre os ramos, as influências positivas mais importantes foram assinaladas por veículos automotores, reboques e carrocerias (6,6%) e coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (2,5%).

O que é a PIM

Pesquisa acompanha o comportamento da indústria no Brasil. Para a coleta dos resultados da indústria, o IBGE apura a quantidade produzida de produtos selecionados em diferentes setores de atividade. A divulgação do índice tem periodicidade mensal e traz os resultados referentes ao desempenho nacional e regional do setor.

Estudo analisa o comportamento do produto real da indústria. A análise realizada desde o início da década de 1970 utiliza como unidade de investigação a empresa formalmente constituída cuja principal fonte de receita seja a atividade industrial. Ao longo do tempo, ocorreram reformulações e aprimoramentos em variados aspectos da pesquisa.

PIM investiga a evolução de diferentes categorias econômicas. Integram a relação a apuração de 25 ramos industriais de atividades relacionadas a bens de capital, bens intermediários, bens de consumo e bens duráveis.

Fonte: UOL


 
                 
O SINDICATO
Palavra do Presidente
Histórico
Certidão Sindical
Categorias
Missão
Base Territorial
Data Base
Editais
 
JURÍDICO
Serviços
Homologação
Central de Atendimento
 
PARA ASSOCIADOS
Benefícios
Sorteios
Galeria de Fotos
Notícias
Informativos
Dia das Crianças
Material Escolar
 
PARA EMPRESA
Cadastre-se
Contribuições
Convenções e Acordos
 
CONTATO
Sedes
Fale Conosco
Disk Denúncia
 
 
 
2013 © Todos os direitos reservados