Notcia - Pagamento do abono salarial de 2024 começa em fevereiro; confira calendário 19/01/2024
Pagamento do abono salarial de 2024 começa em fevereiro; confira calendário

Benefício pode ser sacado até 27 de dezembro de 2024.

Os benefícios são referentes ao ano-base de 2022 seus valores variam de acordo com a quantidade de meses trabalhados, tendo como teto o valor de um salário mínimo (R$ 1.412).

O calendário foi aprovado pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), em reunião realizada em dezembro do ano passado.

Os pagamentos ocorrem de maneira escalonada, de acordo com o mês de nascimento do trabalhador. Confira a seguir o calendário de pagamentos de 2024:

Calendário 2024 de pagamentos do abono salarial do PIS/Pasep

Benefícios pagos pela Caixa e pelo BB tiveram datas unificadas.

Nascidos em:

- Janeiro, recebem a partir de 15/02/2024.

- Fevereiro, recebem a partir de 15/03/2024.

- Março e abril, recebem a partir de 15/04/2024.

- Maio e junho, recebem a partir de 15/05/2024.

- Julho e agosto, recebem a partir de 17/06/2024.

- Setembro e outubro, recebem a partir de 15/07/2024.

- Novembro e dezembro, recebem a partir de 15/08/2024.

Antes, o pagamento do benefício administrado pelo Banco do Brasil era feito de acordo com o último digito do número do PASEP.

Na última reunião do Codefat, o conselho definiu que os participantes do PIS e do PASEP seguirão a mesma regra, conforme data de aniversário do beneficiário, podendo receber o pagamento até o dia 27 de dezembro de 2024.

De acordo com publicação do Ministério do Trabalho e Emprego, estima-se que 24,5 milhões de trabalhadores recebam o benefício, que soma um montante total de R$ 23,9 bilhões em 2024.

Quem tem direito ao abono salarial

Para receber o PIS/Pasep, o trabalhador ou servidor precisa atender os seguintes critérios:

- Estar inscrito no programa PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;

- Trabalhar para empregadores contribuintes do PIS/Pasep;

- Ter trabalhado por pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, durante o ano-base;

- Ter dados corretamente informados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou no eSocial do ano-base considerado para apuração. O prazo para essa atualização foi até 30 de setembro de 2022.

Caso não atenda todos os requisitos, a pessoa não terá direito ao abono salarial.

Empregados domésticos, trabalhadores rurais ou urbanos empregados por pessoa física e trabalhadores empregados por pessoa física equiparada a jurídica também não têm direito ao benefício.

Como consultar o benefício

Para consultar o benefício é possível ligar no 158 ou acessar a Carteira de Trabalho Digital no portal gov.br.

Como conferir o número do PIS

O número do PIS, que também é conhecido como NIS (Número de Identificação Social) ou NIT (Número de Identificação do Trabalhador) pode ser encontrado na carteira de trabalho ou no extrato do FGTS.

É possível também consultar o número pelo site do Cnis, clicando nas áreas “Cidadão”, “Inscrição” e “Filiado”. Depois de digitar os dados pessoais, o número aparecerá num pequeno quadro, à direita da tela.

Outra opção é fazer a solicitação em uma agência da Caixa ou entrando em contato com o banco via telefone, mediante apresentação de documento de identificação.

Já a consulta do Pasep pode ser realizada pelo telefone 0800-729-0722 ou em qualquer agência do Banco do Brasil, mediante apresentação de documento oficial de identificação.

Como sacar PIS/Pasep

Para trabalhadores da iniciativa privada que têm contracorrente ou poupança na Caixa, o valor do PIS cai direto na conta.

Para quem não tem, o pagamento será por meio da Poupança Social Digital, aberta automaticamente pelo banco.

Já o Pasep é pago pelo Banco do Brasil.

Fonte: CNN