Notícia - O que é a malha fina do Imposto de Renda e como saber se você caiu nela 09/06/2023
O que é a malha fina do Imposto de Renda e como saber se você caiu nela

O Imposto de Renda costumar tirar o sono dos brasileiros. Nessa época do ano, é necessário prestar contas ao governo sobre os rendimentos obtidos e pagar os impostos devidos. No entanto, esse processo nem sempre é tão simples quanto parece.

O termo conhecido como "malha fina" costuma causar apreensão nos contribuintes de todo o país. Mas o que é a malha fina e por que se preocupar? O Oficina da Net responde neste artigo.

O que é a malha fina do Imposto de Renda e como saber se você caiu nela?

A malha fina do Imposto de Renda nada mais é que um processo de análise mais detalhado da declaração do Imposto de Renda que você entregou para a Receita Federal. Quando uma declaração é selecionada para a malha fina, significa que há inconsistências ou indícios de fraudes que exigem uma revisão mais minuciosa por parte do órgão responsável.

Essa revisão pode ocorrer devido a erros no preenchimento da declaração, omissões de informações relevantes, divergências entre os dados fornecidos e as informações disponíveis para a Receita Federal, entre outros motivos.

A malha fina tem como objetivo principal garantir a correta apuração e recolhimento dos impostos devidos pelos contribuintes, bem como coibir práticas de sonegação fiscal.

Como saber se eu caí na malha fina do Imposto de Renda?

Para saber se você caiu na malha fina, é fundamental ficar atento aos comunicados emitidos pela Receita Federal. Caso sua declaração tenha sido retida para análise, você receberá uma notificação, geralmente por carta ou mensagem, informando sobre a situação e solicitando a correção ou complementação das informações fornecidas. Além disso, é possível acompanhar o processamento da declaração por meio do sistema e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte).

Importante: A Receita Federal não envia e-mails ou mensagens de texto solicitando correções na declaração do imposto por meio de links. Se receber um e-mail assim, é golpe!

Caí na malha fina, e agora?

Se você caiu na malha fina da Receita Federal, é importante agir prontamente para resolver a situação. A malha fina indica que há algum erro na sua declaração de Imposto de Renda. Se o erro for relacionado a preenchimento incorreto ou omissão de informações, você pode corrigi-lo por meio de uma declaração retificadora do IR, utilizando o mesmo programa utilizado para fazer a declaração original.

Vela lembrar que em alguns casos, é possível cair na malha fina sem nenhum motivo aparente. Nesses casos, é necessário aguardar a notificação oficial da Receita Federal e, então, apresentar os documentos que comprovem a correção da sua declaração.

No entanto, se o contribuinte não tomar nenhuma medida após cair na malha fina e ser notificado, poderá enfrentar consequências mais severas. Nesse caso, uma multa de 75% será aplicada sobre o valor do imposto devido, além de ter o nome incluído no Cadin, o cadastro de pessoas com dívidas junto a órgãos federais.

Quanto tempo demora para sair da malha fina?

O tempo necessário para sair da malha fina pode variar dependendo da situação específica e das circunstâncias envolvidas. Normalmente, quando você cai na malha fina, a Receita Federal irá notificá-lo por meio de uma carta ou mensagem informando sobre a divergência encontrada e solicitando esclarecimentos ou documentação adicional para resolver a situação.

Após fornecer as informações solicitadas, o tempo necessário para sair da malha fina pode variar. Em alguns casos, a Receita Federal pode processar as informações rapidamente e resolver a situação em algumas semanas. No entanto, em casos mais complexos ou se houver a necessidade de investigações adicionais, o processo pode levar meses.

Assim, é importante ressaltar que cada situação é única, e o tempo exato para resolver a malha fina pode variar.

Fonte: Terra